quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

As mídias na educação

Queremos compartilhar com vocês algumas colocações de Moran:

“As crianças e jovens se acostumaram a se expressar de forma polivalente, utilizando a dramatização, o jogo, a paráfrase, o concreto, a imagem em movimento. A imagem mexe com o imediato, com o palpável. A escola desvaloriza a imagem e essas linguagens como negativas para o conhecimento. Ignora a televisão, o vídeo; exige somente o desenvolvimento da escrita e do raciocínio lógico. É fundamental que a criança aprenda a equilibrar o concreto e o abstrato, a passar da espacialidade e contigüidade visual para o raciocínio seqüencial da lógica falada e escrita. Não se trata de opor os meios de comunicação às técnicas convencionais de educação, mas de integrá-los, de aproximá-los para que a educação seja um processo completo, rico, estimulante. A escola precisa observar o que está acontecendo nos meios de comunicação e mostrá-lo na sala de aula, discutindo-o com os alunos, ajudando-os a que percebam os aspectos positivos e negativos das abordagens sobre cada assunto.

Precisamos, em conseqüência, estabelecer pontes efetivas entre educadores e meios de comunicação. Educar os educadores para que, junto com os seus alunos, compreendam melhor o fascinante processo de troca, de informação-ocultamento-sedução, os códigos polivalentes e suas mensagens. Educar para compreender melhor seu significado dentro da nossa sociedade, para ajudar na sua democratização, onde cada pessoa possa exercer integralmente a sua cidadania.

As tecnologias também ajudam a desenvolver habilidades, espaço-temporais, sinestésicas, criadoras. Mas o professor é fundamental para adequar cada habilidade a um determinado momento histórico e a cada situação de aprendizagem.

A educação escolar precisa compreender e incorporar mais as novas linguagens, desvendar os seus códigos, dominar as possibilidades de expressão e as possíveis manipulações. É importante educar para usos democráticos, mais progressistas e participativos das tecnologias, que facilitem a evolução dos indivíduos.”

Um abração das tutoras Lúcia e Simone

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Integração de Mídias na Educação

Olá Pessoal,
O foco agora é discutir sobre os meios de comunicação e de informação e como utilizá-los melhor dentro e fora da escola. Também vamos dar ênfase às relações entre a comunicação e a educação. E temos como principal objetivo os seguintes temas:
  • identificar as relações entre educação e comunicação;
  • identificar as novas formas de aprender e ensinar com o uso das mídias destacando a postura de leitor crítico e de autoria;
  • apresentar o papel das mídias na educação (TV, rádio, cinema, computador, Internet);
  • explorar diferentes linguagens e formas de representação do pensamento;
  • propiciar o desenvolvimento da visão integradora das mídias na prática docente.
Participe do fórum!
http://moodle.ufpel.edu.br
 Abraços
Tutoras Lúcia e Simone