quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Novas tecnologias!


Logo abaixo temos algumas frases significativas de José Manuel Moran do texto: “Mudanças que as tecnologias de comunicação favorecem”

Cada tecnologia modifica algumas dimensões da nossa inter-relação com o mundo, da percepção da realidade, da interação com o tempo e o espaço.

A tecnologia de redes eletrônicas modifica profundamente o conceito de tempo e espaço.

▪ Para atualizar-me profissionalmente posso acessar cursos à distância via computador, receber materiais escritos e audiovisuais pelo WWW (tela gráfica da Internet, que pode captar e transmitir imagens, sons e textos). Estamos começando a utilizar a videoconferência na rede, que possibilita a várias pessoas, em lugares bem diferentes, ver-se, comunicar-se, trabalhar juntas, trocar informações, aprender e ensinar.

▪ Cada inovação tecnológica bem sucedida modifica os padrões de lidar com a realidade anterior, muda o patamar de exigências do uso.

▪ Com o aperfeiçoamento da realidade virtual, simularemos todas as situações possíveis, exacerbaremos a nossa relação com os sentidos, com a intuição. Vamos ter motivos de fascinação e de alienação. Podemos comunicar-nos mais ou alienar-nos muito mais facilmente que antes. Se queremos fugir, encontraremos muitas realidades virtuais para fugir, para viver sozinhos. Nossa mente é a melhor tecnologia, infinitamente superior em complexidade ao melhor computador, porque pensa, relaciona, sente, intui e pode surpreender. Por isso o grande re-encantamento temos que fazê-lo conosco, com a nossa mente e corpo, integrando nossos sentidos, emoções e razão. Valorizando o sensorial, o emocional e o lógico. Desenvolvendo atitudes positivas, modos de perceber, sentir e comunicar-nos mais livres, ricos, profundos. Essa atitude re-encantada de viver potencializará ainda mais nossa vida pessoal e comunitária, ao fazer um uso libertador dessas tecnologias maravilhosas e não um uso consumista, de fuga.

Acreditamos que são frases bem pertinentes a nova caminhada no curso de Pós-graduação Mídias na Educação.

Uma boa reflexão!

Tutoras Lúcia e Simone

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Ferramentas utilizadas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

 

     Os ambientes de educação a distância apresentam uma diversidade de ferramentas que podem promover tanto a comunicação síncrona como assíncrona

  • Comunicação assincrona:
          - e-mail - forma digital de correspondência enviada pela rede internet;
          - grupos de discussão - estimulam a troca de informações através de mensagens entre diversos membros  de uma comunidade virtual que possuem interesses afins. Também chamada de lista de discussão;
          - Word wide web (www) - definida como um grande sistema de informações que permite a recuperação de informação hipermídia. Ela possibilita o acesso universal de um grande número de pessoas a um grande universo de documentos;
          - FTP (File Transfer Procol) e download - disponibilização de arquivos contendo áudio, texto, imagens ou vídeos;
          - vídeo e áudio sob demanda - permite assistir-se, assim novamente, vídeos ou áudios previamente gravados e armazenados no servidor;
         - chat - comunicação em tempo real entre duas ou mais pessoas, conhecida também como bate-papo;
  • Comunicação síncrona:
          - chat - comunicação em tempo real entre duas ou mais pessoas, conhecida também como bate-papo;
         - videoconferência - comunicação bidirecional através de envio de áudio e vídeo em tempo real, via web, por meio de câmeras acopladas ao computador;
        - teleconferência - definida como todo tipo de conferência a distância em tempo real, envolvendo a recepção e transmissão de diversos tipos de mídia, assim como suas combinações;
       - audioconferência - sistema de transmissão de áudio, recebidos por um ou mais usuários simultaneamente.

        O uso de outros recursos, tais como CDs-ROM, fitas de vídeo, disquetes e materiais impressos, é uma forma de cpmplementar e auxiliar os alunos com maior dificuldade de acesso à internet. Desse modo, a inclusão de outros recursos para cursos virtuais facilitará, em alguns casos, o acompanhamento dos alunos que têm disponibilidades em conectar-se com a internet nos cursos virtuais. O mais importante é levar o conhecimento nos mais diversos pontos, independentemente das tecnologias utilizadas.

Aprovados...

Lista dos aprovados para o curso de Pós-Graduação em Mídias na Educação para o Polo Universitário de Picada Café:

01 – Daniela  Wolf
02 – Elisabete Zorrer Segatto
03 – Neuza  Marschel  Weber
04 – Siriana  Rogelin  Flores
05 – Jaqueline  Hillebrand
06 – Angélica  Donelli
07 – Adriana  May Marinho
08 – Simone  Elisa  Koch
09 – Carla Patrícia Hennemann
10 – Cintia Andreia Weber
11 – Débora Fabiane  Loesch Jannke
12 – Caroline  Fabiane  Lechner
13 – Angela  Muller
14 – Simone  Roese  Allgayer
15 – Eliane  Becker
16 – Cristiano  Rafael  Lechner
17 – Diva Froés Santiago
18 – Rosmarie  Guellso  Prost
19 – Luis  Carlos  Dillenburg
20 – Juliano Gabriel Lechver
21 – Claudia  Elisa  Van Grol
22 – Andreza  Marin
23 – Maria  Cecília  da  Veiga  Flores
24 – Gabriele  Rúbia  Mobel
25 – Michelle  Leite
26 – William  Pegorini
27 – Sabrina  Bulla  Sausen
28 – Cintia  Michele  Lippert Laux
29 – Adriana  Maria  Spanial
30 – Synara  Djane  Kehl
31 – André Luiz Rodrigues
32 – Stefanny  Karen Broun Garcia
33 – Daniele  Goetz
34 – Marluce  Maldener
35 – Letícia Cristini Freitas Oliveira
36 – Simone Rossi Watzlawick
37 – Maristela  Campos  Bortolini
38 – Marta Michele  Mertins
39 – Carmen  Lucia Fontes  Barbosa
40 – Márcia Elena Rosenhaim  Arigony Torres
41 – Franklin  Peña  Mujica
42 – Éverson  Matter
43 – Janete de Fátima Mühl de Paula
44 – Gláucia  Schabarum
45 – Daiane   Bohnenberger
46 – Elisiane  Paula Ludvig
47 – Lucia Gisela  Frank
48 – Leonardo  Bartel
49 – Alexandre Luiz Klauck
50 – Ana  Cristina de Vargas

SUPLENTES
51 – John Ferreira  Araújo
52 – Marcelo Izaguirre Teixeira
53 – Gustavo Fantoni
54 – Janete  Alaide  Klein

Desejamos boas vindas para os aprovados!!!
Um abraço!
Das tutoras: Lúcia e Simone

Pós-Graduação em Mídias na Educação

 

Iniciará em novembro deste ano o curso de Pós-Graduação em Mídias na Educação, oferecida pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O curso visa contribuir para a formação de profissionais em educação. Sendo um projeto do Governo Federal, destaca a importância da formação continuada e também o uso das tecnologias da informação e da comunicação na educação formal.

Para cursar a Pós-Graduação Mídias na Educação, os alunos deverão possuir o diploma de curso superior. Objetiva-se produzir e estimular estratégias didáticas utilizando diferentes mídias.