Os ambientes de educação a distância apresentam uma diversidade de ferramentas que podem promover tanto a comunicação síncrona como assíncrona
- Comunicação assincrona:
- e-mail - forma digital de correspondência enviada pela rede internet;
- grupos de discussão - estimulam a troca de informações através de mensagens entre diversos membros de uma comunidade virtual que possuem interesses afins. Também chamada de lista de discussão;
- Word wide web (www) - definida como um grande sistema de informações que permite a recuperação de informação hipermídia. Ela possibilita o acesso universal de um grande número de pessoas a um grande universo de documentos;
- FTP (File Transfer Procol) e download - disponibilização de arquivos contendo áudio, texto, imagens ou vídeos;
- vídeo e áudio sob demanda - permite assistir-se, assim novamente, vídeos ou áudios previamente gravados e armazenados no servidor;
- chat - comunicação em tempo real entre duas ou mais pessoas, conhecida também como bate-papo;
- Comunicação síncrona:
- chat - comunicação em tempo real entre duas ou mais pessoas, conhecida também como bate-papo;
- videoconferência - comunicação bidirecional através de envio de áudio e vídeo em tempo real, via web, por meio de câmeras acopladas ao computador;
- teleconferência - definida como todo tipo de conferência a distância em tempo real, envolvendo a recepção e transmissão de diversos tipos de mídia, assim como suas combinações;
- audioconferência - sistema de transmissão de áudio, recebidos por um ou mais usuários simultaneamente.
O uso de outros recursos, tais como CDs-ROM, fitas de vídeo, disquetes e materiais impressos, é uma forma de cpmplementar e auxiliar os alunos com maior dificuldade de acesso à internet. Desse modo, a inclusão de outros recursos para cursos virtuais facilitará, em alguns casos, o acompanhamento dos alunos que têm disponibilidades em conectar-se com a internet nos cursos virtuais. O mais importante é levar o conhecimento nos mais diversos pontos, independentemente das tecnologias utilizadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário